Juventude Rural
 

A preocupação com os jovens rurais, a valorização de suas identidades e autoestima são questões presentes desde a criação da REAF. O Grupo Temático Juventude Rural reúne agentes públicos, jovens líderes rurais, agentes sociais e entidades desse segmento em um grande espaço de promoção do diálogo. O objetivo desse GT é pensar, no âmbito do Mercosul, propostas e iniciativas voltadas para esse grupo social que representa a continuidade de uma agricultura responsável pela segurança alimentar, por grande parte dos empregos no campo e por uma agricultura mais sustentável.
 
Por dois anos, o GT realizou o Curso Regional de Formação de Jovens Rurais do Mercosul, com apoio da FAO para a América Latina e Caribe, que reuniu jovens dos Estados Partes em quatro módulos, para discutir políticas públicas, integração regional, experiências e exemplos de jovens das diversas regiões rurais da América do Sul. Além da capacitação, as discussões levaram a cinco temas centrais que conformaram a agenda de trabalho da juventude rural do Mercosul: migração, educação no campo, acesso à terra, sistemas de produção sustentáveis e a institucionalidade do tema juventude rural.
 
Com base nas propostas elaboradas no curso, encerrado em 2009, se priorizou o acesso à terra por jovens e a institucionalidade da juventude rural como pontos-chave. A partir dessas necessidades, o GT Juventude Rural se prepara para um novo passo. Cada Seção Nacional vai realizar um diagnóstico das condições de acesso à terra e da institucionalidade do tema juventude rural em cada um dos países membros do Mercosul.
 
O resultado será um diagnóstico dos problemas e resultados identificados e a sugestão de políticas que podem ser criadas, desenvolvidas e aprimoradas relativas à juventude rural.
 
Principais temas do GT
 
- Promoção do acesso à terra aos jovens da agricultura familiar;  
- Inserção produtiva da juventude rural;  
- Questão de gênero e juventude;  
- Educação rural.

 

Como aumentar o tamanho do texto Fechar

Internet Explorer

No Internet Explorer (em sua versão 7.0), existem duas possibilidade para se aumentar o tamanho do texto das páginas que você visualiza e a primeira delas é através do atalho do teclado. Basta que você segure a tecla Ctrl e então pressione a tecla + para aumentar e – para diminuir a aproximação. Deste modo, você irá aproximar não somente o texto, mas também todas as imagens presentes e quadros presentes em determinada página

A segunda opção permite que você aumente somente o tamanho dos textos escritos na página visitada. Para isso, pressione a tecla Alt para que a barra de ferramentas possa ser visualizada. Então, vá em Exibir > Tamanho da Fonte e escolha entre Muito Grande, Grande, Médio, Pequeno e Muito Pequeno.


Mozilla Firefox

Do mesmo modo como acontece no IE, o Firefox também pode ter seu zoom aumentado ou diminuído através do atalho de teclado. Segure a tecla Ctrl e então pressione + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100 %.

Você ainda poderá fazer o mesmo processo através do caminho Exibir > Zoom. O Firefox possui ainda um recurso a mais, pois nele é possível habilitar a opção Somente do texto e então alterar o nível de aproximação somente do texto através do atalho do teclado.


Opera

O Opera tem funções iguais as do Firefox, com exceção da opção de aumentar somente o tamanho do texto. Utilize o atalho com as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar ao nível normal de aproximação da página.

Estas alterações também podem ser feitas através da barra de ferramentas. Para isso vá em Exibir > Zoom e então selecione um dos valores pré-definidos ou então clique em + 100%, - 100%, +10% ou – 10% para aumentar ou diminuir a porcentagem da aproximação.


Google chrome

No Google Chrome você também tem duas possibilidades para alterar o nível de aproximação das páginas que visita. Utilize as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar o zoom ao normal.

Através da barra de ferramentas, você pode clicar em Controlar a página atual > Zoom e então escolha aumentar ou diminuir a aproximação de página visitada.