Gênero
 

O GT de Gênero difunde políticas transversais que permitam o acesso igualitário à terra e a inserção produtiva das mulheres na agricultura familiar. Promoveu a inclusão das mulheres nos Registros Nacionais, a identificação da sua participação em cadeias produtivas de alimentos estratégicos e a identificação de formas de organização de produção e de comercialização.

Em 2005, o GT inicia um diagnóstico sobre a situação das mulheres rurais e a sistematização das políticas e pesquisas acadêmicas na área. Também aprovou resolução recomendando que os Estados Partes promovam o acesso igualitário das mulheres à terra nos programas de reforma agrária, o desenvolvimento de políticas especiais de crédito e o acesso à documentação civil e trabalhista. A partir de 2006, prioriza na Agenda de Gênero os temas Acesso à Terra e Facilitação do Comércio, iniciando estudos para analisar o acesso das mulheres à terra em cada país.

O GT, em articulação com a Reunião Especializada da Mulher (REM) e participação de organizações sociais e ministérios de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, ampliou sua atuação com o Programa Regional de Fortalecimento Institucional de Políticas de Igualdade de Gênero na Agricultura Familiar do Mercosul. Com a colaboração da agência espanhola de Cooperação ao Desenvolvimento Internacional (AECID), o Programa apoia a formulação e a implementação de políticas e o fortalecimento de organismos de promoção de políticas para as mulheres rurais e estimula a coordenação e o planejamento regional de políticas de igualdade de gênero e incentiva sua incorporação à agenda da agricultura familiar, o que contribui para consolidar sua institucionalidade nos países da região.

Principais temas do GT

- Institucionalização de políticas de igualdade de gênero;
- Direitos igualitários à terra;
- Caracterização da participação das mulheres nas cadeias produtivas da agricultura familiar;
- Inclusão das mulheres nos registros nacionais;
- Organização produtiva de mulheres rurais.

Como aumentar o tamanho do texto Fechar

Internet Explorer

No Internet Explorer (em sua versão 7.0), existem duas possibilidade para se aumentar o tamanho do texto das páginas que você visualiza e a primeira delas é através do atalho do teclado. Basta que você segure a tecla Ctrl e então pressione a tecla + para aumentar e – para diminuir a aproximação. Deste modo, você irá aproximar não somente o texto, mas também todas as imagens presentes e quadros presentes em determinada página

A segunda opção permite que você aumente somente o tamanho dos textos escritos na página visitada. Para isso, pressione a tecla Alt para que a barra de ferramentas possa ser visualizada. Então, vá em Exibir > Tamanho da Fonte e escolha entre Muito Grande, Grande, Médio, Pequeno e Muito Pequeno.


Mozilla Firefox

Do mesmo modo como acontece no IE, o Firefox também pode ter seu zoom aumentado ou diminuído através do atalho de teclado. Segure a tecla Ctrl e então pressione + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100 %.

Você ainda poderá fazer o mesmo processo através do caminho Exibir > Zoom. O Firefox possui ainda um recurso a mais, pois nele é possível habilitar a opção Somente do texto e então alterar o nível de aproximação somente do texto através do atalho do teclado.


Opera

O Opera tem funções iguais as do Firefox, com exceção da opção de aumentar somente o tamanho do texto. Utilize o atalho com as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar ao nível normal de aproximação da página.

Estas alterações também podem ser feitas através da barra de ferramentas. Para isso vá em Exibir > Zoom e então selecione um dos valores pré-definidos ou então clique em + 100%, - 100%, +10% ou – 10% para aumentar ou diminuir a porcentagem da aproximação.


Google chrome

No Google Chrome você também tem duas possibilidades para alterar o nível de aproximação das páginas que visita. Utilize as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar o zoom ao normal.

Através da barra de ferramentas, você pode clicar em Controlar a página atual > Zoom e então escolha aumentar ou diminuir a aproximação de página visitada.