Facilitação de Comércio

Propiciar a complementação da agricultura familiar nas cadeias produtivas, identificar agricultores familiares e suas organizações produtivas e construir diretrizes para políticas públicas de comercialização. Esses são os focos do GT Facilitação de Comércio, que também subsidia a REAF em aspectos como geração de renda, facilitação de comércio de produtos da agricultura familiar, agregação de valor, incremento da participação da agricultura familiar no comércio interno dos países, no Mercosul e extra zona.

Para isso, o GT elaborou diagnóstico da participação da agricultura familiar em cadeias produtivas. As análises apontaram para o interesse dos países em desenvolver diretrizes conjuntas para as experiências de compras públicas da agricultura familiar, de certificação pública e criação de instru- mentos de identificação de origem da agricultura familiar e experiências de incentivo ao associativismo e cooperativismo.

Neste momento, o GT tem como foco principal as com- pras públicas da agricultura familiar. O objetivo é analisar, em cada país, os tipos de organizações da agricultura familiar, identificando suas potencialidades e limitações para participar do mercado, especificamente de compras públicas.

Os trabalhos buscam traçar um cenário das oportuni- dades e obstáculos na venda de produtos da agricultura familiar e apresentar recomendações e linhas de ação para políticas públicas de estímulo à comercialização diferenciada. Também decidiu-se promover a participação direta das mulheres nos mercados institucionais e não institucionais.

Principais temas do GT

- Geração de renda e agregação de valor;
- Facilitação de comércio;
- Complementação produtiva entre organizações;
- Incremento da participação da agricultura familiar no comércio;
- Identificação/Certificação dos produtos da agricultura familiar;
- Incentivo ao associativismo e cooperativismo.

Como aumentar o tamanho do texto Fechar

Internet Explorer

No Internet Explorer (em sua versão 7.0), existem duas possibilidade para se aumentar o tamanho do texto das páginas que você visualiza e a primeira delas é através do atalho do teclado. Basta que você segure a tecla Ctrl e então pressione a tecla + para aumentar e – para diminuir a aproximação. Deste modo, você irá aproximar não somente o texto, mas também todas as imagens presentes e quadros presentes em determinada página

A segunda opção permite que você aumente somente o tamanho dos textos escritos na página visitada. Para isso, pressione a tecla Alt para que a barra de ferramentas possa ser visualizada. Então, vá em Exibir > Tamanho da Fonte e escolha entre Muito Grande, Grande, Médio, Pequeno e Muito Pequeno.


Mozilla Firefox

Do mesmo modo como acontece no IE, o Firefox também pode ter seu zoom aumentado ou diminuído através do atalho de teclado. Segure a tecla Ctrl e então pressione + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100 %.

Você ainda poderá fazer o mesmo processo através do caminho Exibir > Zoom. O Firefox possui ainda um recurso a mais, pois nele é possível habilitar a opção Somente do texto e então alterar o nível de aproximação somente do texto através do atalho do teclado.


Opera

O Opera tem funções iguais as do Firefox, com exceção da opção de aumentar somente o tamanho do texto. Utilize o atalho com as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar ao nível normal de aproximação da página.

Estas alterações também podem ser feitas através da barra de ferramentas. Para isso vá em Exibir > Zoom e então selecione um dos valores pré-definidos ou então clique em + 100%, - 100%, +10% ou – 10% para aumentar ou diminuir a porcentagem da aproximação.


Google chrome

No Google Chrome você também tem duas possibilidades para alterar o nível de aproximação das páginas que visita. Utilize as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar o zoom ao normal.

Através da barra de ferramentas, você pode clicar em Controlar a página atual > Zoom e então escolha aumentar ou diminuir a aproximação de página visitada.